quarta-feira, 30 de março de 2011


Para os meus alunos perceberem mais facilmente os temas/conceitos que estão a ser trabalhados nas aulas costumo dar vários exemplos.


Ontem dei o seguinte exemplo:


Exemplo A: "Um casal com 2 filhos pequenos. O pai era operário da construção civil e a mãe desempregada de uma fábrica. O rendimento médio mensal desta família ronda os 800 euros (salário do pai e o subsídio da mãe). 300 euros eram para a mensalidade da casa."


Exemplo B: "Um casa com 2 filhos pequenos. O pai era engenheiro e a mãe advogada. O rendimento mensal desta família ronda os 2500 euros (salário dos dois). 500 euros eram para a mensalidade da casa."



Respostas das alunas:


1 - "é muito complicado viver com 800 euros..."


2 - " 800 euros??? tem a certeza que há famílias que vivem com 800 euros??? estes ténis custaram 150euros é metade da renda da casa!!!"

3 - "a família B pode tem mais facilidade nas compras e não precisa de ir às marcas dos supermercados."

4 - "a família B pode passar férias enquanto que a família A é quase impossível tendo em conta o preço dos bem essenciais".


5 - "há famílias que fazem créditos para férias!!!"


6 - "os meus pais recebem o salário mínimo e estão sempre a dizer que não conseguem juntar dinheiro. Que chegam ao fim do mês sem dinheiro. A família A faz muita "ginástica" para pagar as contas"


7 - "Professora não concordo com nada do que estão a dizer. Qual é o mal de viver com 800 euros???? Chega muito bem!!!!! A professora é que não sabe fazer as contas. Se todos os meses a família poupar 10 euros em agosto podem perfeitamente passar férias fora durante uma semana!!!!"


Tentei explicar (das mais variadas formas) todas as despesas que a família tinha durante o mês (casa, água, luz, gás, telefone, alimentação, vestuário, escola dos miúdos, transportes).


A aluna continuava a dizer que eu é que tenho a "mania dos luxos" e que não sei fazer contas.


Começo a achar que os adolescentes não fazem uma pequena ideia dos sacrifícios que os pais fazem diariamente para pôr comida em cima da mesa!!!!!!!




3 comentários:

  1. Não fazem não e cada vez menos... Olha que eles têm cada ideia...
    Enfim, cabeças vazias, mesmo ... mas muitas das vezes é culpa dos pais ...

    ResponderEliminar
  2. Quando eles começarem a pagar contas começam a ter noção...!

    ResponderEliminar
  3. Há muitos miúdos que hoje em dia não têm a mínima noção disso. Mas eu diria que os pais nunca lhes ensinam a poupar, nunca lhes explicarem o valor do dinheiro e como o devem gastar.

    ResponderEliminar