Para os meus alunos perceberem mais facilmente os temas/conceitos que estão a ser trabalhados nas aulas costumo dar vários exemplos.
Ontem dei o seguinte exemplo:
Exemplo A: "Um casal com 2 filhos pequenos. O pai era operário da construção civil e a mãe desempregada de uma fábrica. O rendimento médio mensal desta família ronda os 800 euros (salário do pai e o subsídio da mãe). 300 euros eram para a mensalidade da casa."
Exemplo B: "Um casa com 2 filhos pequenos. O pai era engenheiro e a mãe advogada. O rendimento mensal desta família ronda os 2500 euros (salário dos dois). 500 euros eram para a mensalidade da casa."
Respostas das alunas:
1 - "é muito complicado viver com 800 euros..."
2 - " 800 euros??? tem a certeza que há famílias que vivem com 800 euros??? estes ténis custaram 150euros é metade da renda da casa!!!"
3 - "a família B pode tem mais facilidade nas compras e não precisa de ir às marcas dos supermercados."
4 - "a família B pode passar férias enquanto que a família A é quase impossível tendo em conta o preço dos bem essenciais".
5 - "há famílias que fazem créditos para férias!!!"
6 - "os meus pais recebem o salário mínimo e estão sempre a dizer que não conseguem juntar dinheiro. Que chegam ao fim do mês sem dinheiro. A família A faz muita "ginástica" para pagar as contas"
7 - "Professora não concordo com nada do que estão a dizer. Qual é o mal de viver com 800 euros???? Chega muito bem!!!!! A professora é que não sabe fazer as contas. Se todos os meses a família poupar 10 euros em agosto podem perfeitamente passar férias fora durante uma semana!!!!"
Tentei explicar (das mais variadas formas) todas as despesas que a família tinha durante o mês (casa, água, luz, gás, telefone, alimentação, vestuário, escola dos miúdos, transportes).
A aluna continuava a dizer que eu é que tenho a "mania dos luxos" e que não sei fazer contas.
Começo a achar que os adolescentes não fazem uma pequena ideia dos sacrifícios que os pais fazem diariamente para pôr comida em cima da mesa!!!!!!!
Não fazem não e cada vez menos... Olha que eles têm cada ideia...
ResponderEliminarEnfim, cabeças vazias, mesmo ... mas muitas das vezes é culpa dos pais ...
Quando eles começarem a pagar contas começam a ter noção...!
ResponderEliminarHá muitos miúdos que hoje em dia não têm a mínima noção disso. Mas eu diria que os pais nunca lhes ensinam a poupar, nunca lhes explicarem o valor do dinheiro e como o devem gastar.
ResponderEliminar