terça-feira, 5 de outubro de 2010



Ontem as minhas formandas estavam a falar de tampões ecológicos e perguntaram a minha opinião. Muito sinceramente não sou muito entendida no assunto. Apenas lhes disse que me fazia um bocadinho de confusão.
Depois de uma pesquisa (porque gosto de andar informada) aqui ficam alguns esclarecimentos:

O que é?
O Mooncup é um copo fabricado em silicone macio que pode ser reutilizado em cada menstruação. Usado internamente, em posição mais baixa do que um tampão, o Mooncup funciona como recipiente do fluxo menstrual em vez de o absorver.

Porque é melhor?
O Mooncup foi concebido por mulheres a pensar no seu conforto e conveniência. Não há sujidade, fugas ou secura. Basta ter um Mooncup, o que lhe permite não apenas poupar dinheiro mas também respeitar o ambiente.

O Mooncup é feito de silicone hipoalergénico. Não interfere com o estado de saúde da sua flora vaginal nem causa a acumulação de fibras na parede vaginal. Com o Mooncup, o seu corpo não absorve pesticidas nem agentes branqueadores. O Mooncup é ideal para viajar, nadar, fazer exercício e para utilizar durante a noite.

É fácil de utilizar?
Se inserido correctamente, o Mooncup é tão confortável que nem dará pela sua presença. No início, pode ser necessário um pouco de prática, uma vez que terá de encontrar o ângulo e a posição mais adequados para si. Mas, após aperfeiçoar a técnica, ficará surpreendida ao ver como é fácil utilizar o Mooncup.

O Mooncup é dobrado e inserido na vagina e, uma vez no interior, abre-se. É necessário retirar e esvaziar o Mooncup cada quatro a oito horas, dependendo do fluxo. A seguir, basta enxaguar ou limpar o Mooncup e inseri-lo novamente. Pode limpar o copo com mais cuidado depois de cada menstruação.

Ainda não está convencida?
Inicialmente, a ideia do Mooncup pode parecer-lhe pouco atractiva. Talvez lhe pareça sujo, desconfortável ou pouco higiénico? Estas são as primeiras reacções ao Mooncup, e vale bem a pena reconsiderá-las.

A maior parte das mulheres cresceu numa época em que não existiam alternativas aos produtos de higiene femininos descartáveis, e este facto contribuiu para a forma como encaramos a nossa menstruação. É sempre um desafio experimentar novas ideias, especialmente as de natureza tão pessoal. No entanto, as vantagens do Mooncup são tão boas que não devem ser ignoradas.

Que tamanho devo utilizar?
O tamanho está relacionado com a idade e o histórico de filhos. Existem dois tamanhos diferentes.


O Mooncup é adequado para as mulheres com pele sensível ou que sofram de alergias.

As marcas em mililitros permitem-lhe medir o fluxo menstrual. Isto é útil para as mulheres que precisem de indicar ao médico o volume exacto de perda de sangue.


Se tiver ou achar que tem um problema ginecológico, consulte o seu médico antes de utilizar o Mooncup.

(retirado:http://www.mooncup.co.uk/languages/pt/sobre-o-mooncup.html)
Eu sou amiga do ambiente mas este "funil" dentro de mim, não me parece. Vou continuar com os meus OB....
Meninas o que acham???

4 comentários:

  1. Olha concordo contigo .. mete-me um bocado de confusao ter isso cá dentro ..
    E por agora, prefiro o OB que já é optimo !!

    ResponderEliminar
  2. tampões? o que é isso?!
    mentruação?! isso ainda existe em Portugal?! LOL... em Angola não há nada disso... pelo menos nunca mais estive menstruada desde que cá cheguei! lol

    beijocas e POE-TE BOA! cuidado com as depressões... diz o povinho que o outono é bom para isso!

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro as opções mais normais, digamos assim!

    ResponderEliminar