domingo, 17 de abril de 2011

O "conflito de gerações" é tramado. A relação com a minha mãe anda complicada porque não é capaz de aceitar as mudanças, simplesmente o que aprendeu a fazer nos anos 80 continua hoje a fazer da mesma forma, e livre-se quem disser que se podem fazer as coisas mais rapidamente, de uma forma mais saudável e em menos tempo. A minha mãe foi educada para ser "escrava" da casa e da família e tenta manipular-me para ser como ela. Não quero e nunca serei assim....E muito menos permitirei que a minha mãe se intrometa na minha vida, tal como a minha avó na vida dela... Estamos a uma semana da Páscoa e a minha mãe já não fala noutra coisa senão nas limpezas da época, em lavar terraços, vidros, cortinados, paredes, carpetes, tapetes e sei lá mais o quê. Mas esquece-se de uma coisa importante, ela é que quer limpar que nem uma doida, aliás quer limpar o que está limpo, não sou eu. Tenho imenso trabalho para fazer mas sou obrigada a limpar porque senão tenho mais uma discussão e ouvir mais uma vez "quem manda sou eu!!! Tens que fazer e calar. Eu da tua idade já trabalhava há muito tempo e já tinha casa. Tu estouras tudo, nunca vais ser ninguém na vida!!!!" Eu não quero ter uma vida de rotinas e passar o dia a pensar na roupa que tenho para lavar ou nos coelhos e nas galinhas que tenho no quintal. Atenção que eu não me importo nadinha de fazer as tarefas domésticas faço com todo o gosto mas não posso concordar e muito menos "alinhar" com esta mentalidade da minha mãe, das minhas tias e das mulheres da mesma geração. A minha casa será um sítio para ser vivido, receber família/amigos e será decorada por NÓS, para NÓS e ao NOSSO gosto.

1 comentário:

  1. Minha querida sei do que falas. A minha mãe não sendo tão no extremo como a tua (pelo que percebi no posts) tem também alguns ataques de limpezas. Todas as semanas a casa é passada a pente fino no que diz respeito a limpezas, mas chegando a esta época festiva pior ainda. Mas nem sempre eu tenho tempo, sobretudo agora que tenho muita coisa para tratar e então ela não compreende. Porque tudo tem que ser como ela diz. Mas claro que uma pessoa tem de se mostrar firme e acho que acima de tudo não cedo quando sinto que tenho razão. Isto das relações com as mães tem dias bons e outros dias de fugir...

    ResponderEliminar